Novidades

Voltar

Curitiba recebe Irmãos Campana, referências do design brasileiro

Fernando e Humberto Campana. Foto Fernando Laszlo/Divulgação

Nesta quinta-feira, dia 27 de abril, o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura uma exposição inédita no país daqueles que são referência máxima quando se fala em design brasileiro: os irmãos Fernando e Humberto Campana. O evento celebra os 15 anos do MON com cerca de 130 obras dos designers e ambientação temporária exclusiva de 1,5 mil m². A curadoria é de Consuelo Cornelsen. Será uma ótima oportunidade de conferir de perto conteúdos originais sobre design, arte e arquitetura.

Humberto Campana revelou para a Gazeta do Povo (leia mais aqui) que eles conceberam toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura de Niemeyer, pois foi uma pessoa que exerceu grande influência no trabalho dos irmãos. Além do design de mobiliário, a mostra contará com experimentações gráficas como gravuras e desenhos mais autorais. Humberto contou que isso foi uma sugestão deles para essa exposição, já que eles gostam de dialogar com a arte e têm esse lado de fazer pontes e não criar fronteiras.

Dentre as obras expostas no museu estará a Poltrona Vermelha, obra mais conhecida deles. Os autores fizeram uso de uma corda de tecido trançada de modo único sobre uma estrutura de aço. Foi a primeira peça dos Campana a ser licenciada por uma empresa italiana. Foto: Divulgação

Já são 34 anos de atuação dos designers Fernando e Humberto, criando peças de mobiliário inusitadas. Você poderá ver ainda nesta oportunidade obras desde o início da carreira, como três cadeiras da exposição ‘Desconfortáveis’ (1989), até trabalhos mais recentes. E haverá uma grande variedade de peças licenciadas por empresas internacionais e nacionais, como A Lot of Brasil, Tok&Stock, Alessi, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Skitsch, entre outras. Cinco obras icônicas estarão em destaque, entre elas as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra. Cordas, couro, metais, madeira, piaçava, acrílico, papelão, vidro, fibras sintéticas e naturais são alguns dos muitos materiais utilizados nas obras presentes na mostra, escolhidas pela curadoria porque com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho. Imperdível!

Fique atento

Exposição dos Irmãos Campana

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON)

Datas: de 27 de abril a 20 de agosto de 2017, de terça a domingo.

Horários: das 10h às 18h

Preços dos ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada)

Galeria